A primeira foi criada em 1990 e foi cancelada após sua 20ª (!) temporada, em 2010, enquanto a spin-off Special Victims Unit está em sua 14ª temporada. Ambas podem ser assistidas no Universal Channel, em vários horários.
Mas qual é a maior diferença da franquia Law & Order entre as demais séries policiais?
A primeira diferença é que Law & Order: SVU mostra uma equipe especial de elite do departamento de polícia de Nova Iorque que investiga crimes sexuais. Os episódios têm histórias variadas, e cada episódio possui aproximadamente 43 minutos. A qualidade da série foi responsável pelo recebimento de diversos prêmios, o que a faz conquistar mais e mais fãs.
Mas o maior diferencial dessa franquia para franquias como CSI é que a história não segue o modelo Investigação - Descoberta - Prisão: Em Law & Order, os criminosos passam pelo tribunal, sendo julgados por júri, tendo advogados de defesa e tudo o mais. Esse passo a mais, embora pareça simples, torna a série mais real e até nos faz acreditar nas estórias (que são fictícias, como a própria série informa em todos seus episódios). Outra coisa que torna a série mais 'real' é que nem sempre os criminosos são condenados, o que, embora seja muito triste, é a realidade.
Uma curiosidade é que Christopher Meloni, que fez o detetive Elliot Stabler de 1999 a 2011, não aceitou os novos termos do contrato, sendo 'substituído' por Danny Pino, que foi o detetive Scotty Vallens de Cold Case. Digamos que Danny já tenha uma certa experiência no ramo policial, né? :P
Outra coisa legal da franquia como um todo é a quantidade de atores e atrizes legais que fazem participações especiais! Denis O'Hare, Elizabeth Mitchell, Jennifer Love Hewitt e Mischa Barton são exemplos de atores de outras séries que fizeram uma pontinha em Law & Order.
Pra baixar a versão SVU (que, na minha opinião, é a mais legal), clique aqui!