6 de julho de 2013

Siberia | Primeiras Impressões



Sibéria é a nova aposta do canal americano NBC durante a Summer Season. NBC trouxe grandes séries de sucesso como Chicago Fire, Grimm Hannibal, Revolution e outras. A primeira impressão que tive sobre Sibéria assim que foi divulgada, era de que seria apenas uma série sobre um grupo de pessoas participando de um reality show qualquer. Minha primeira reação foi ignorá-la totalmente, descartá-la da minha lista de séries. Posteriormente foi-se falando mais sobre a série, divulgando fotos promocionais, videos, e descobri que além de se tratar de pessoas em um reality show, envolvia eventos sobrenaturais, e coisas fora do comum, com uma pitada da essência de Bruxa de Blair. Minha segunda reação foi inseri-la rapidamente na minha lista e aguardar ansiosa pela estreia. Então, aqui vamos nós!

Com um clima inicial de "No Limite", a série nos insere na chegada de 16 participantes no território de Tunguska, na Sibéria (A, mas não me diga), onde cada um lutará com todas suas forças e próprias regras pelo prêmio de meio milhão. O território é conhecido como um dos mais sombrios e misteriosos do mundo, temido pelos nativos que lá viveram e desapareçam misteriosamente, como um lugar amaldiçoado, bu. 


Com a verdadeira essência de "A Bruxa de Blair", a série encarou fundo na proposta e caiu de cabeça na ideia de trazer um realismo e confundir o publico sobre realidade X ficção. Apesar de você saber que se trata sobre uma série (ficção), os atores utilizam seus verdadeiros nomes (realidade); As imagens sequenciais de cada participantes, a fotografia do cenário, personagens falando sobre si mesmo e sobre outros participantes, sobre as provas que são obrigados a enfrentar, e uma fala totalmente clichê do apresentador nos dão a impressão de um reality chato e massante de verdade.

Conforme a série vai se desenrolando, você acaba acostumando com esse clima reality, e acaba querendo ou não, se tornando um participante a mais, o principal participante de todos: o participante observador. Você começa então analisando a todos, escolhendo aqueles que acredita serem mais legais, excluindo e desejando que caia de cara na grama aquele com quem criou uma antipatia. 



Neste bolo de 16 participantes encontram-se: Jonathon, Carolina, Johnny, Esther, Miljan, Daniel, Neeko, Irene, Sam, Sabina, Natalie, Annie, Victoria, George, Tommy, Berglind e Harpreet. Cada um com um estereotipo e estilo diferentes. O problema até então, é que com os perfils criados, quem já está acostumado com filmes de terror, facilmente consegue deduzir quem serão as primeiras pessoas a morrerem, aqueles que aguentarão mais um pouco, quem irá querer bancar o líder quando as coisas esquentarem e quem possivelmente irá aguentar até o fim, mesmo se o final for feliz ou não. Mas mesmo aquele participante que se mostra desprezível no começo, em um determinado ponto, mostra seu lado amigável, doce e vice-versa.

A série acaba nos enrolando em meio a história dos participantes, principalmente em relação as dificuldades que eles estão passando para sobreviverem no programa, deixando os verdadeiros acontecimentos estranhos a qual ela veio disposta a trazer para os minutos finais. Com esses poucos eventos não se sabe ao certo qual caminho a série seguirá, se serão canibais nativos, fantasmas, animais assassinos, um participante psicopata ou qualquer outra coisa, mas acredito que ai está o segredo de Siberia. Está é a chave do sucesso. 




Essa curiosidade que o show veio disposto a trazer, acabar gerando um enorme clima de tensão e mistério que com certeza, me deixou curiosa para o próximo episódio. Tanto para ver como os participantes se sairão vivendo sem regras em um reality onde eles terão que lutar pela própria sobrevivência, quanto para descobrir o mistério do local ao qual eles estão inseridos. 



PONTO POSITIVO

  • Todos os eventos estranhos da série são bons e aumentam o clima de tensão e curiosidade.
PONTO NEGATIVO
  • A série se preocupou demais em manter a realidade do reality, criando confusões desnecessárias entre os participantes.                                

Siberia é a dose certa para quem curte filmes de terror onde várias pessoas se encontram em um determinado lugar sem ter para onde fugirem, como Wrong Turn 1, Evil Dead, The Cabin in the Woods, Friday the 13th e outros. Espero que quem ainda não assistiu, assista a série e quem já assistiu, não esqueça de comentar o que acharam do primeiro episódio, evitando os spoilers nos comentários. Com certeza a série estará na minha lista e semana que vem tem review do segundo episódio. 


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário